segunda-feira, 9 de julho de 2012

AS SOLUÇÕES ESTÃO FORA DA CAIXA: um artigo de Jorge Marques.


por Jorge Marques (Este texto representa apenas o ponto de vista do autor, não da PASC, nem das associações que a compõem).


 
O país está orfão, não há nenhuma referência acima dos partidos que seja uma espécie de farol com visão e ao mesmo tempo uma fonte de esperança para os portugueses. Mas essas pessoas existem, são várias as possíveis, mas não podem estar à espera que os convidem… levantem o braço e avancem porque é essa a vossa obrigação.

Em tempos de excepção são precisas medidas de excepção e este principio nunca pode ser unilateral ou de uso catalogado…em tempos de excepção como os que estamos a viver, já reparámos todos que um país e uma democracia assentes exclusivamente em partidos já não funciona… esgotou-se este modelo em parte pela fraca qualidade dos seus actores e em parte porque se afastaram dos cidadãos, da Sociedade Civil, tanto que a realidade já nem é tida em conta e só parece ser um elemento perturbador. Parlamento, Governo e Presidência da República, porque se transformaram num sistema fechado, esgotaram-se na sua entropia… o Rei vai nú por cada vez que sai à rua!

Mas sempre foi assim. Em tempos de excepção, medidas de excepção. A nossa história só deu passos em frente quando nesses momentos rompemos com os formalismos e a falsa disciplina e ousamos quebrar as regras, ou como diz Pessoa, precisamos de Indisciplinadores…

Afonso Henriques teve que romper com a mãe e nasceu uma nação, D. Dinis quebrou com a tradição e nasceu o futuro, D. João I levantou-se contra o usurpador e substitui quase toda a nobreza privilegiada, o filho Henrique apontou-nos a caminho do Mar e inventou um mundo novo, D. Pedro com o seu grito do Ipiranga criou o Brasil, os capitães de Abril derrubaram um regime podre… e tantos, tantos mais que tiveram que romper contra todas as regras…

Portugal não tem que ser assim… isto já não é uma democracia, é só formalismos e para uso de muito poucos!

Sem comentários:

Enviar um comentário