sexta-feira, 21 de novembro de 2014

ASSOCIAÇÃO DARIACORDAR: uma Associação PASC - Casa da Cidadania.















A Associação Dariacordar é uma associação sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover e contribuir para a recuperação do desperdício, procurando captar excedentes e competências ainda suscetíveis de (re)utilização, onde estes possam existir, promovendo e dinamizando a sua subsequente distribuição, reutilização e otimização. Com base no Movimento Zero Desperdício, a Dariacordar quer garantir todas as condições para o funcionamento do mesmo, através de parcerias e colaborações com todas as pessoas e entidades que estejam interessadas em contribuir para esta causa.

O Movimento Zero Desperdício aproveita todos os bens alimentares que antes acabavam no lixo - comida que nunca saiu da cozinha ou cujo prazo de validade se aproxima do fim - e fá-los chegar a quem precisa. Neste momento, conta com cerca de 100 entidades doadoras e 60 instituições recetoras, tendo recuperado mais de 1.300.000 refeições entre Abril de 2012 e Novembro de 2014, nos 4 concelhos aderentes: Lisboa, Loures, Cascais e Sintra. Em 2014, encontra-se em plena fase de expansão para municípios da região Norte, Centro e Sul sendo acompanhado no estrangeiro por instituições como a FAO, a Save Food e a Comissão Europeia.

Recentemente, a Fundação INATEL celebrou uma parceria a nível nacional, comprometendo-se a doar os excedentes das suas unidades hoteleiras de acordo com a expansão nacional do Zero Desperdício.



(foto de Isabel Santiago Henriques/INATEL)









Sem comentários:

Enviar um comentário